Sejam bem-vindos!

Este é o blog das minhas criações mas também onde partilho as coisas de que gosto. Aqui podem encontrar bijuteria e artigos com découpage feitos por mim, bem como receitas, Cristais e considerações sobre Cristaloterapia, Reiki, entre outros assuntos.

Agradeço à minha mana Grasiela o incentivo que me deu para me lançar no mundo da bijuteria, onde tudo começou, e aos meus pais todo o apoio que sempre me deram ao longo da jornada. Obrigada também a todos os que contribuíram para o crescimento do meu blog e para o meu crescimento enquanto artesã!


sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Coisas que gosto!

Obrigada  a todos os que visitam o meu blog. Tenho tido muitas visitas e isso deixa-me feliz! Aproveito para divulgar neste blog algumas coisas de que gosto, como é o caso de algumas receitas. As receitas que eu publicar aqui não são minhas mas às vezes têm o meu toque!

Hoje vai ser uma ementa de Bacalhau com Natas que eu adoro e um Bolo de bolacha e café que eu faço para levar para jantares com amigos ou para servir em casa e todos adoram! É uma sobremesa mais de Verão - uma vez que é gelada - mas também vai bem com tempo mais fresco. Se calhar a combinação destes dois pratos não é muito light mas vale a pena. também se pode optar por fazê-los em alturas diferentes... :-)


Bacalhau com Natas

400 g de bacalhau demolhado
8 batatas grandes
2 cebolas grandes
óleo e manteiga (vaqueiro)
farinha (2 colheres de sopa)
1/2 litro de leite
2 dl de natas
1 colher de sopa de mostarda
sumo de limão, sal e pimenta
2 colheres de sopa de queijo ralado

Escalfe o bacalhau em água quente, retire a pele e as espinhas e faça-o em lascas.
Corte as batatas em cubinhos e frite-as, deixando-as muito claras e moles.
Corte as cebolas em rodelas muito finas e coza-as sem alourar com 2 colheres de sopa de óleo, mantendo o lume brando e o tacho tapado.
À parte, derreta 2 colheres de sopa de manteiga, polvilhe com 2 colheres de farinha e deixe cozer sem ganhar cor. Regue com o leite e 1 dl de natas.
Deixe ferver suavemente até ter um molho homogéneo e espesso. Retire do lume e tempere com a mostarda, o limão, o sal e a pimenta. Junte mais 1 dl de natas.
Num tabuleiro de ir ao forno e à mesa disponha o bacalhau, as batatas e as cebolas em camadas. Regue com o molho e polvilhe com o queijo ralado. Leve ao forno previamente aquecido até alourar a superfície.




Bolo de Bolacha com Café

1 pacote e meio de bolacha torrada rectangular (também pode ser bolacha Maria)
café
açúcar
2 pacotes de natas

Faça um café bem forte numa taça larga, junte-lhe açúcar a gosto e deixe-o arrefecer. À parte, bata as natas e junte-lhes também um pouco de açúcar.
Quando o café estiver frio, mergulhe as bolachas uma a uma no café para que fiquem um nadinha moles e vá dispondo as bolachas meias demolhadas numa travessa de ir à mesa. Coloque duas camadas de bolacha e uma de natas, depois novamente duas camadas de bolacha e regue com as natas e assim sucessivamente até as bolachas acabarem, sendo que a última camada é de natas.
Enfeite com bolacha ralada.

Tenho pena de não ter uma foto deste bolo que fica bonito e é delicioso! talvez quando o fizer da próxima vez eu o fotografe e coloque aqui...e do bacalhau com natas também! Lol

Espero que gostem!!! ;-)
 

Sem comentários:

Enviar um comentário